segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Arquitetura da informação

Entende-se por arquitetura da informação a organização da estrutura de um veículo e de seu conteúdo. Isto é tão importante para veículos internos quanto é para todos os tipos de veículos de comunicação. Já que, garante o aumento da atratividade ao leitor, gerando maior visibilidade das matérias mais relevantes para a organização e os colaboradores.

Com uma boa construção da arquitetura da informação é possível atingir resultados mais significativos com os veículos internos, permitindo ao colaborador uma leitura agradável e facilitando que ele encontre as matérias de seu interesse.

Para saber qual a melhor arquitetura da informação para a sua organização deve se analisar: as características do público interno, a cultura organizacional, o objetivo da comunicação interna, a capacidade de execução da equipe de comunicação, a resposta dos colaboradores em relação à eficiência dos veículos, o uso de cada veículo e de suas responsabilidade e as definições das
pautas.

Definindo o objetivo dos veículos em paralelo com o que o funcionário tem interesse de acompanhar, a área de comunicação deve garantir que todo o conteúdo será disposto da melhor maneira possível para que a leitura seja agradável e ao mesmo tempo relevante para todos.

Por Sthefanie Sparvoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário