terça-feira, 10 de agosto de 2010

As mídias sociais como veículo interno

As mídias sociais: Twitter, Blog, Orkut e Facebook estão cada vez mais fazendo parte do nosso cotidiano, já se sabe que elas são de grande importância para as organizações que se preocupam com o relacionamento com o cliente, porém essa preocupação não deve se restringir ao público externo. O público interno também pode e deve estar incluso nesses novos meios de comunicação digital.


O público interno também é usuário das redes sociais e pode falar sobre a marca da empresa que trabalha gerando valor positivo ou negativo, e quando negativo pode trazer péssimas conseqüências. Afinal, quem conhece melhor a empresa é quem faz parte dela e se os funcionários não tiverem uma boa imagem da marca, quem terá?


O Blog pode ser usado de maneira bem atrativa pelas organizações, com a criação de blogs corporativos internos ou não, que possuam uma página dedicada à eles e que permitam sua participação. Criando um espaço onde os próprios podem ser autores dos posts permitindo a troca de conhecimentos entre eles.

No Orkut e no Facebook, a criação de comunidades sobre as organizações funciona, pois cria espaço para os colaboradores falarem sobre ela. É muito mais interessante quando essa comunidade é criada pela própria empresa, criando tópicos para discussão entre os funcionários, e entre ela e o seu público interno sobre assuntos que sejam pertinentes e de interesse de todos. Utilizando-a como um canal mais informal e descontraído.



Por meio do twitter com mensagens curtas é possível envolver e despertar o interesse dos funcionários na rotina da empresa e dos colegas de trabalho. Com a instantaneidade e objetividade da mensagem é possível utilizá-lo para a divulgação de novas campanhas internas, assuntos que estejam rolando no site ou intranet da organização, por exemplo. Além de links relacionados ao dia a dia do funcionário e assuntos corporativos.



Porém, é importante que as mídias sociais não sejam usadas isoladamente, elas devem andar em paralelo com as ações de comunicação interna, criando um veículo que complemente o outro.



Por Mariana Bueno e Sthefanie Sparvoli

2 comentários:

  1. Olá meninas,

    estou fazendo meu projeto de conclusão de curso sobre Comunicação Interna, a importancia dela para as grandes empresas.

    Achei super interessante o Blog de vocês porque CI, pelo menos aqui em Recife, é um assunto ainda carente de informações...
    Espero aprender bastante com vocês!!

    Nara

    ResponderExcluir
  2. Oi Nara,

    obrigada!
    Esperamos que tenhamos contribuido de alguma maneira para seu projeto.
    Se você quiser fazer algum comentário ou esclarecer alguma duvida estamos aqui.

    ResponderExcluir