segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Arquitetura da informação

Entende-se por arquitetura da informação a organização da estrutura de um veículo e de seu conteúdo. Isto é tão importante para veículos internos quanto é para todos os tipos de veículos de comunicação. Já que, garante o aumento da atratividade ao leitor, gerando maior visibilidade das matérias mais relevantes para a organização e os colaboradores.

Com uma boa construção da arquitetura da informação é possível atingir resultados mais significativos com os veículos internos, permitindo ao colaborador uma leitura agradável e facilitando que ele encontre as matérias de seu interesse.

Para saber qual a melhor arquitetura da informação para a sua organização deve se analisar: as características do público interno, a cultura organizacional, o objetivo da comunicação interna, a capacidade de execução da equipe de comunicação, a resposta dos colaboradores em relação à eficiência dos veículos, o uso de cada veículo e de suas responsabilidade e as definições das
pautas.

Definindo o objetivo dos veículos em paralelo com o que o funcionário tem interesse de acompanhar, a área de comunicação deve garantir que todo o conteúdo será disposto da melhor maneira possível para que a leitura seja agradável e ao mesmo tempo relevante para todos.

Por Sthefanie Sparvoli

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dicas para um Jornal Interno

Já sabemos que o jornal interno é um veículo de grande importância dentro das empresas, mas não custa lembrar que sua função é principalmente levar a informação ao mesmo tempo para os colaboradores, contribuindo para a democratização da notícia.

Geralmente os temas abordados são de caráter institucional e de interesse tanto para a empresa quanto para quem o recebe.

Pensando nisso o instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que é uma ONG existente com o intuito de ajudar as empresas para que ajam de forma socialmente responsável, deu algumas dicas de como desenvolver um jornal interno e cuidados a serem tomados. Tais dicas foram apresentadas durante a Oficina “Gestão do Marketing e da Comunicação”, na Conferência Nacional 2004 – Instituto Ethos.

Apresentamos abaixo algumas das melhores:

“Contemple e mostre exemplos de práticas nos veículos internos.”

“As mensagens transmitidas ao público interno devem ser coerentes com a prática empresaria.l”

“Assegure o máximo de transparência, resguardado os aspectos confidenciais da empresa.”

"Aproveite sempre que possível para educar o público interno, com informações e exemplos de sustentabilidade, contemplando aspectos econômicos, sociais e ambientais.”

“Em situações de crise, reforce ainda mais o cuidado em assegurar uma correta e transparente comunicação com os funcionários, pois eles são porta-vozes potenciais e multiplicadores de opinião.”

Para saber mais dicas:
http://www.unimed.com.br/pct/index.jsp?cd_canal=49146&cd_secao=-1&cd_materia=30910

Por Amanda Magalhães e Cintia Cembranelli


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Saindo óbvio: despedida do presidente da TAM

Que os blogs estão em evidência, todo mundo sabe. A causa para esse fato se encontra no boom das mídias sociais, que incentivam e estimulam o diálogo aberto e de mão dupla, características que ainda - como estão unidas - resultam na aproximação entre quem se comunica e o público-alvo.

Linkando com outro veículo de comunicação interna temos a intranet – previa e devidamente apresentada aqui – que é uma ferramenta de baixo custo cujas intenções se definem pela criação de um meio centralizado e universal para disseminação de notícias e informações do ambiente corporativo.



Agora que refrescamos sua memória, pense rápido: o que pode resultar quando unimos essas duas ferramentas? Uma mídia social que aproxime o CEO de seus colaboradores, de modo com que possa se desmitificar a imagem de que o chefe seja alguém distante e inatingível? Bom, a TAM tem uma boa resposta. O ex-presidente David Barioni possuía um blog que ficava disponível apenas para os colaboradores, na intranet da empresa, e que era periodicamente atualizado. Menos de dois anos depois de assumir a presidência da TAM, vindo da Gol, Barioni despediu-se do cargo mas não se esqueceu de postar no blog, dando satisfação àqueles que eram seus subordinados.

A despedida você confere aqui:

Despedida
09 de outubro de 2009


Hoje estou me despedindo da TAM e também daqui do blog. O contato direto com vocês, neste espaço, foi uma experiência sensacional, das melhores lembranças que levarei. Muito obrigado a todos que, por u
ma ou várias vezes, deixaram aqui seus comentários! Vou sentir saudade desta nossa conversa. Aqui e nos nossos webcasts.

Foi difícil me decidir pela saída. Sou louco por aviação, voar é minha vida e, para resumir o que vivi na presidência da TAM, uma companhia de aviadores, digo uma frase bem simples: Foi bárbaro!

Ao Líbano, que assume interinamente a presidência, meu melhor abraço. Mesmo de longe, estou torcendo e mando meus votos de todo o sucesso! Muito obrigado à família Amaro, que me convidou e me apoiou, mesmo agora, na minha saída. Muito obrigado, também, à minha equipe de gestão, o melhor time com que já trabalhei.

Agora, meu agradecimento mais importante
é para todos vocês, que, com seu trabalho e dedicação, constroem a TAM, todos os dias. E ela vai crescer cada vez mais.

Um abraço do Barioni.



Fonte: http://www.paixaoporvoareservir.com.br/blogdobarioni/ (Disponível apenas na intranet) http://turma7e20092.bligoo.com/content/view/639318/Midias-Socias-na-Comunica-o-Interna-Despedida-ex-presidente-da-TAM-pelo-Blog.html

Por Carmela Vecchione

terça-feira, 10 de agosto de 2010

As mídias sociais como veículo interno

As mídias sociais: Twitter, Blog, Orkut e Facebook estão cada vez mais fazendo parte do nosso cotidiano, já se sabe que elas são de grande importância para as organizações que se preocupam com o relacionamento com o cliente, porém essa preocupação não deve se restringir ao público externo. O público interno também pode e deve estar incluso nesses novos meios de comunicação digital.


O público interno também é usuário das redes sociais e pode falar sobre a marca da empresa que trabalha gerando valor positivo ou negativo, e quando negativo pode trazer péssimas conseqüências. Afinal, quem conhece melhor a empresa é quem faz parte dela e se os funcionários não tiverem uma boa imagem da marca, quem terá?


O Blog pode ser usado de maneira bem atrativa pelas organizações, com a criação de blogs corporativos internos ou não, que possuam uma página dedicada à eles e que permitam sua participação. Criando um espaço onde os próprios podem ser autores dos posts permitindo a troca de conhecimentos entre eles.

No Orkut e no Facebook, a criação de comunidades sobre as organizações funciona, pois cria espaço para os colaboradores falarem sobre ela. É muito mais interessante quando essa comunidade é criada pela própria empresa, criando tópicos para discussão entre os funcionários, e entre ela e o seu público interno sobre assuntos que sejam pertinentes e de interesse de todos. Utilizando-a como um canal mais informal e descontraído.



Por meio do twitter com mensagens curtas é possível envolver e despertar o interesse dos funcionários na rotina da empresa e dos colegas de trabalho. Com a instantaneidade e objetividade da mensagem é possível utilizá-lo para a divulgação de novas campanhas internas, assuntos que estejam rolando no site ou intranet da organização, por exemplo. Além de links relacionados ao dia a dia do funcionário e assuntos corporativos.



Porém, é importante que as mídias sociais não sejam usadas isoladamente, elas devem andar em paralelo com as ações de comunicação interna, criando um veículo que complemente o outro.



Por Mariana Bueno e Sthefanie Sparvoli

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Case: Comunicação Interna da GE

Essa semana apresentaremos um case sobre as estratégias de comunicação interna da GE Consumer e Industrial. Empresa de grande porte possui produtos de baixa e média tensão direcionados para controle e distribuição de energia com atuação em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, atendendo áreas residenciais, comerciais e industriais.

Para ilustrar de forma simples um bom planejamento de comunicação interna, utilizaremos um vídeo em que Sônia Penteado, diretora da TV1 RP, e Alexandre Alfredo, diretor de Relações Institucionais da GE, falam dos desafios de fazer com que os funcionários fiquem atentos e se interessem pelas novidades, e também a importância da comunicação para o público interno.



A organização mostra-se altamente preocupada com a comunicação interna, sabe da importância da transparência nas mensagens e de comunicar tudo o que é feito em primeira mão para o publico interno, deixando-os atualizados e informados sobre o que se passa na empresa.

Para isso, a GE utiliza de diferentes formas de comunicação para conseguir se comunicar de maneira mais abrangente com seu público interno. Alexandre Alfredo destaca entre eles: e -mail, internet, intranet, mural, móbile, cartazes.

Mudando a sua forma de comunicar e mostrando-se mais presente no cotidiano dos colaboradores, a empresa tem recebido um feedback muito positivo . Os funcionários mostram-se mais interessados, querendo notícias atualizadas no mural e coisas novas.

“Você tem que ter todo mundo muito alinhado com os objetivos e estratégias da empresa, para que você não tenha uma dissonância e acabe desperdiçando talento, desperdiçando tempo, desperdiçando dinheiro num momento em que nada disso é possível” Sônia Penteado, diretora da TV1 RP.


Por Amanda Magalhães e Cintia Cembranelli