segunda-feira, 24 de maio de 2010

Intranet: tornando-se cada vez mais presentes nas organizações


A intranet é um veículo de comunicação interna muito usado pelas empresas atualmente e possui um baixo custo. É uma rede de computadores de uso exclusivo de uma organização com conteúdo corporativo para centralizar os procedimentos, circulares, notícias e principalmente informações para todos os funcionários de forma igualitária.

Esse veículo permite que todos os departamentos, assim como todos os funcionários tenham um canal direto um com outro e com a sua organização. Possibilitando a troca de informação entre eles com velocidade e atualização na distribuição e divulgação dessas informações.

Não existe uma fórmula para o sucesso de uma intranet corporativa, pois cada uma reflete o perfil de sua própria empresa, sua estrutura e sua cultura. Como não existem empresas iguais, as informações em cada caso serão diferentes, sendo que o objetivo de sua existência é o mesmo, porém seu conteúdo não.

Quando criadas as intranets precisam fazer parte de uma estratégia corporativa, pode ser uma ferramenta muito importante em várias situações organizacionais, por exemplo: informar os acontecimentos da empresa com repercussão no mercado e na sociedade de uma forma com que todos entendam o que está acontecendo na empresa. Por esse motivo deve ser tratada com muito profissionalismo e não apenas como uma forma de passar qualquer informação, os funcionários não querem saber aquilo que todo mundo pode encontrar na internet, mas sim querem informações novas e atualizadas sobre a empresa em que trabalham.

O Prêmio Intranet Portal ocorre todos os anos para premiar as melhores e mais eficazes intranets. O premio foi pensando a partir da máxima “Participar é ganhar”, onde ganhar o prêmio não é o único objetivo. É uma forma de auxiliar a organização a perceber como está a sua intranet em comparação com as outras do mercado, o que é necessário aprimorar, para demonstrar à presidentes de empresas, por exemplo, o que precisa ser reformulado nas suas intranets e como elas podem ser positivas. E também um reconhecimento para aquelas que possuem diferenciais e tem um portal corporativo acima da média, tornando-as referências no mercado.



Escrito por Mariana Posso e Sthefanie Sparvoli

2 comentários:

  1. Moçoilas, esse post nos deixou com gostinho de quero mais! Quem ganhou nos últimos anos? O que não pode faltar nessas intranets "vencedoras"? Que critérios devem ser levados em consideração para que a intranet seja boa?

    ResponderExcluir
  2. Oi Professora,
    faremos mais pra frente um post só sobre o Prêmio Intranet Portal, com todas as informações sobre o prêmio, sobre os critérios e as intranets participantes.

    ResponderExcluir