segunda-feira, 3 de maio de 2010

Principais veículos internos impressos




No post de hoje nos aprofundaremos nos dois principais veículos impressos que as empresas podem utilizar para auxiliar no processo da Comunicação Interna. O que deu origem a esses dois veículos foi o conhecido “jornalzinho de empresa”, que segundo Bahia (1999) pode ser considerado o "primeiro modelo estruturado de informação empresarial", tendo seu início atrelado à necessidade de dar voz aos interesses da organização e convencer seus públicos do credo de cada administração específica, a antigamente chamada comunicação “chapa branca”.

O jornal e a revista levam a todo público interno e seus familiares as informações de dentro da organização, mostrando o que está acontecendo e impedindo o surgimento de boatos, contribuindo dessa forma com a projeção de uma imagem institucional positiva.

As informações contidas nesses veículos devem ser de interesse dos funcionários, ou estarão condenados ao fracasso. Por serem veículos que visam atingir todo seu público interno, a linguagem não deve ser de difícil entendimento, pois deve ser entendida pela alta liderança e ao mesmo tempo pelos níveis mais baixos.

Esses veículos devem ter como fonte da informação pessoas que tenham conhecimento técnico e forneçam matérias assinadas ligadas à natureza da instituição, pessoas que sejam lideres (naturais ou formais) que possuam informações de interesse ao público e que tenham vinculação com o desenvolvimento dos funcionários. Devem estar espalhadas por todos os setores da organização e sempre alimentando o conteúdo dos jornais e revistas. O editorial sendo formado por pessoas com as características acima citadas e coordenados por profissionais de Relações Públicas, vão definir o perfil editorial para a publicação e discutir cada edição do veiculo, para obter um resultado mais objetivo e eficaz.

A maior diferença entre esses dois veículos impressos é a periodicidade, o do jornal geralmente é mensal, enquanto da revista é semestral. Devido a publicação da revista que tem mais que vinte paginas e o jornal menos.
Exemplo do jornal interno da Coca-Cola:


E esse, exemplo da revista interna da TIM:


Escrito por Mariana Posso e Sthefanie Sparvoli.

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