segunda-feira, 31 de maio de 2010

Case: HSBC do Brasil


Hoje apresentaremos o case sobre a Comunicação Interna do HSBC e os veículos utilizados que fazem com que ela seja estratégica e abranja todo o seu público interno. O HSBC no Brasil utiliza a C.I. para disseminar conhecimento e informação, e devido ao grande número de funcionários são utilizados oito veículos, fazendo com que todos os profissionais tenham acesso ao conteúdo. Segundo Juliana Marques, a superintendente de C.I. do HSBC, os veículos têm as mesmas finalidades de humanizar a comunicação, alavancar resultados, mudar a cultura e fortalecer a imagem do HSBC. Porém, cada um tem suas características e necessidades específicas. Vamos conferir?


Intranet: fornece as informações e os serviços fundamentais para a realização das atividades diárias. O veículo oferece uma média de 12 notícias diárias, além da atualização de conteúdos na home, e nas subhomes, banners e charges.


HSBC TV: mostra todos os ângulos da organização e tem o objetivo de humanizar, sensibilizar e aproximar as pessoas. O canal conta com seis programas, reformulados anualmente. O programa principal da rede é semanal e tem duração de 15 minutos. Ele sempre é exibido via satélite às terças-feiras, a cada 15 minutos. Para os 12 mil colaboradores que têm acesso à TV na Web, o programa pode ser visto a qualquer hora pela Intranet. Todas as semanas uma matéria é exibida em destaque na Intranet e a pauta do programa é enviada por e-mail marketing.


Blog do CEO: o blog aproxima o CEO de todos os colaboradores e estabelece uma comunicação de mão dupla, evidenciando os assuntos que são mais relevantes para o CEO a cada semana, mais especificamente nas quartas-feiras. Quando o novo artigo do presidente é postado, a ação é comunicada em outros canais.


HSBC News: além das mensagens exclusivas, algumas têm o formato newsletter. É utilizado somente quando a notícia tem forte impacto ou urgência. Em média, são enviadas menos de dez notícias por semana.


Informativo Diário: boletim publicado diariamente às 7h30 que apresenta sucintamente as políticas, procedimentos, processos, resultados e transmite orientações de negócios com agilidade.


Circular: há mais de uma década reforça as regras comunicadas pelos normativos.


Normativos: estabelecem e comunicam as políticas, os procedimentos, os processos, as regras de todas as naturezas validadas pelas áreas pertinentes. Utilizados há mais de dez anos, atualmente são mais de 60 mil páginas de conteúdos, no entanto, uma média de mil páginas é atualizada por mês.


Campanhas: conjunto de peças - tela de abertura, banner, cartaz, peças gráficas - que promove uma forte adesão para determinada ação ou tema.




Ainda é válido ressaltar que como todo e qualquer processo, o HSBC também enfrentou falhas e obteve acertos durante a implementação. Houve dificuldades para desenvolver as ferramentas na companhia, mas nada impossível de ser solucionado. Segundo Juliana Marques, a forma que a empresa utilizou para superar cada um dos obstáculos foi envolver a liderança, ouvir os colaboradores, parceiros internos e fornecedores, além de trabalhar arduamente.


Por ser uma ferramenta de fácil acesso, a Intranet é considerada o veículo de maior credibilidade, relevância e agilidade. Juliana ainda afirma que agora mais de 85% das pessoas se sentem bem informadas sobre a missão, os objetivos, os negócios e os Recursos Humanos do HSBC Brasil. "Além da satisfação do colaborador, a organização consegue se mobilizar rapidamente para comunicar metas, resultados, novos produtos e procedimentos", ressalta, ao finalizar que a comunicação flui da alta direção para a base e da base para a alta direção, entre departamentos e entre os países. Assim vemos como um bom planejamento pode refletir na comunicação integrada.



Escrito por Carmela Vecchione e Mariana Posso

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