segunda-feira, 10 de maio de 2010

Investindo nos Colaboradores: Campanha Interna


Além dos veículos interno impresso, apresentados no post passado, tem outros pilares que sustentam a comunicação interna. Basicamente, uma falha na comunicação é decorrente da falta de informação e o público interno pode sentir-se inseguro se a alta direção, ou mesmo gestores, não fizerem nada a respeito. A campanha interna é uma das ferramentas das mais eficientes para ampliar esse contato, por isso sua importância tem crescido no âmbito empresarial.

Dessa forma, iremos aprofundar hoje o tema campanha interna, sendo que por seu intermédio os gestores encontram um caminho para engajar seus colaboradores à uma causa comum, facilitando, por exemplo, na divulgação de um novo projeto que exija comprometimento dos mesmos. Apesar de parecer, essa ferramenta não demanda altos investimentos, apenas um tema que consiga ser bem trabalhado e explorado com abordagens criativas e atraentes, que consigam captar a atenção dos colaboradores e alcançá-los em três âmbitos: o emocional – que retrata os sentimentos das pessoas e elabora uma imagem inicial na mente das mesmas; o racional – quando há a disseminação da maior quantidade de informações que qualifiquem o tema; e por fim, o moral que propõe a nova atitude e convida os colaboradores a juntarem-se àquela causa.

Um de seus objetivos costuma ser a mudança de atitude a longo prazo, o que pede que a campanha não seja esporádica e tenha um certo acompanhamento para que as melhorias no ambiente de trabalho sejam efetivas e duradouras, refletindo não só na qualidade de vida como também na produtividade dos funcionários. Também processos de engajamento, mudança de hábitos e até mesmo aumento de vendas são favorecidos com uma campanha interna bem executada.




Por fim, as campanhas internas devem ser vistas como investimento essencial ao crescimento dos colaboradores já que os centraliza em meio aos processos dentro de uma corporação, dando-lhes o “papel principal”. Também, por meio de tal ferramenta, passamos aos funcionários uma sensação de que a hierarquia diminui por aproximá-los de seus líderes e gestores; a distância entre as áreas é reduzida, contribuindo para a consolidação de uma identidade organizacional em que os colaboradores sintam-se parte do todo e assumam também o papel de embaixadores da marca perante o mercado.


Escrito por Carmela Vecchione e Cintia Cembranelli

5 comentários:

  1. Olá meninas da equipe viva voz!
    Estou cursando o primeiro semestre de RP e tenho um trabalho para fazer sobre comunicação interna.
    Tenho que fazer um mix de veículos para apresentar novos funcionários da empresa de maneira eficaz.
    Se vocês puderem me ajudar com alguma idéia, agradeceria MUITO!
    obrigada, e parabéns pelo blog de vocês!

    jehzii@hotmail.com

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Pessoas, vcs responderam o post acima? Que legal, né?
    By the way, dêem alguns exemplos de campanhas internas bem-sucedidas. O blog está muito conceitual. Bj, vivi

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  4. Vivi,
    respondemos sim, falamos com ela por e-mail.
    Também achamos bem legal, na próxima segunda contamos para você como foi a conversa.

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  5. Olá meninas, parabéns pelo blog. Os temas apresentados são bem do cotidiano doas estudantes de comunicação portanto, de grande utlidade. Gostei do tema: campanhas internas e gostaria de saber se vcs poderiam me indicar algum livro que detalhe mais sobre as técnicas publicitárias para o desenvolvimento de campanhas internas.
    Obg, Carla.

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