segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Depois de tudo... A ordem é mensurar!


Nós, comunicadores, visamos sempre a criação de projetos que integre o público interno, que os alinhe aos objetivos organizacionais e que formalizem uma conduta para todos. No entanto, é necessário lembrar que mais do que implantar, é preciso avaliar e mensurar o que fazemos, a fim de validar nossos esforços.

O Santander e os Índices de Eficácia

Segundo a superintendente de Comunicação Interna do Santander Banespa, Angela Pintor, as pesquisas periódicas com os colaboradores apontavam que a visão dos esforços de comunicação eram vistos por meio dos veículos internos tais como a revista, jornal e e-news. Em parceria com o Instituto de Pesquisa Franceschini Análises de Mercado, estabeleceu-se uma relação de atributos para identificar a pontuação daqueles três canais de comunicação. A nota obtida ao final do processo foi baixa, demonstrando um fraco vínculo entre os leitores e o veículo. O motivo? As informações eram passadas fria e tecnicamente demais, soando até mesmo elitista, assim como o próprio banco era visto.

Tendo esses resultados como base, ocorreram algumas mudanças que enfim trouxeram benefícios. Alterações na forma de escrever um título de modo a “humaniza-lo” já foram o suficiente. O estímulo e abertura para sugestões foram outro tópico que mereceu atenção e que trouxe efeitos positivos.

Embora não haja um parâmetro próprio de aferição de resultados, é notável que após a democratização dos veículos o Banco ficou mais acessível aos seus colaboradores. “Os indicadores de aferição fazem parte de um esforço permanente nosso para deixar explícito o que achamos que deve ser o posicionamento estratégico do Banco. E também para mostrar que não somos somente uma equipe de redatores, mas que conhecemos o plano de gestão e trabalhamos para melhorá-lo”, conclui Angela.

A mensuração da efetividade dos veículos de comunicação ainda não é tarefa habitual para a maioria das organizações, o que é um erro. Para que o processo de geração de informação para os colaboradores seja contínuo e ganhe sempre melhorias, a avaliação é indispensável. Afinal de contas, por qual outro meio saberíamos o que precisa de melhoras, o que deve permanecer estável e o que não funciona?


Fonte: http://www.scribd.com/doc/19828794/Avaliacao-de-Resultados-quanto-vale-o-show


Por Carmela Vecchione e Sthefanie Sparvoli

2 comentários:

  1. Olá meninas!
    Gostei bastante do blog!
    Sou estagiária em comunicação interna em uma indústria de SP. A área é subordinada ao RH e infelizmente, minha chefe deixou o emprego para ir para outra empresa (éramos apenas eu e ela). Estou sozinha na área e gostaria de saber o que poderia fazer para continuar aprimorando, uma vez que estou sozinha, respondendo diretamente ao gestor, a área. Tenho algumas ideias, como um blog interno do presidente e dos gestores das áreas, mas sou apenas estagiária. Como implementá-las? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Que blog lindo, estou seguindo viu ? AMEI TUDO, TUDO MESMO. é perfeição.

    ResponderExcluir