segunda-feira, 21 de junho de 2010

O que funciona para sua empresa

Jornal mural, intranet, blog, boletim, newsletter... Mas afinal, qual a melhor opção para a sua empresa?

Empregar todas as opções não significa que seus colaboradores ficarão bem informados, mesmo porque o que conta aqui não é quantidade, e sim qualidade. O critério principal para a decisão sobre o que adotar é “qual o fluxo de informações da minha empresa”. Noutras palavras, o volume de informação do ambiente em que se está inserido, noticias publicáveis da própria organização, do relacionamento e parcerias com terceiros, fornecedores e até mesmo o que tanger a comunidade.

Se sua empresa possui alta rotatividade de notícias, o ideal é que sejam usados mais de um veículos e que eles sejam atualizados com uma periodicidade de 1 semana, no máximo. Também, é imprescindível que haja links que conectem tais veículos, o que garante interatividade entre eles e dos colaboradores com eles. Por exemplo, uma matéria que comece em uma editoria do jornal mural e tenha continuidade na intranet. O uso estratégico das ferramentas de comunicação interna garante a captação da atenção dos leitores.

Cada ferramenta que apresentamos possui seus prós e contras, que devem ser medidos conforme a demanda informativa de cada ambiente organizacional. Assuntos urgentes devem ser retratados em newsletter ou intranet; para maior profundidade, reportagens ou matérias costumam se encaixar melhor em revistas mensais; um blog corporativo terá maior efetividade para o alcance de feedback instantâneo da empresa sobre determinado tema em pauta. “É importante pensar em quais são os objetivos comunicacionais da empresa e quais são seus públicos. Áreas, níveis hierárquicos e localidades distintas podem ter necessidades informacionais bastante específicas. Isso precisa ser contemplado na estratégia”, diz Paulo Roberto Floriano, consultor e gerente de projetos sênior em internet, intranets e mídias sociais.

O diretor executivo da empresa FGi Negócios Imobiliários, Rodrigo Giachetta, ressalta que informação gera produtividade pois o colaborador se sente parte integrante da empresa: "Acredito que a comunicação em uma empresa é imprescindível, porque permite manter a transparência do que acontece. Com isso, a empresa tem a oportunidade de informar todos os profissionais do que está acontecendo. Por meio da comunicação interna ainda é possível focar todos os colaboradores nos mesmos objetivos. Na nossa empresa, através da comunicação interna conseguimos aumentar a velocidade e a qualidade nas tomadas de decisões, uma vez que se tem a informação mais rápida e precisa.", enfatiza

Um bom planejamento de comunicação interna integra pessoas, equipes e áreas de trabalho, desenvolvendo uma sinergia dentro da organização e ganhando cunho estratégico. Quanto mais adequada à realidade da empresa, mais efetivo o processo de CI será. Cabe ao gestor o estudo desse retrato empresarial para disto tirar as melhores opções e botá-las em prática, o que ainda auxiliará o desenvolvimento dos funcionários. Assim fica mais fácil que os colaboradores coloquem os princípios organizacionais da empresa em prática em seu dia a dia.


Por Carmela Vecchione e Sthefanie Sparvoli

---------------------------------------------

Fonte - http://www.terraforum.com.br/blog/Lists/Postagens/Post.aspx?List=b2b6952d-29c2-4624-a3d1-c2d79dda6ca4&ID=109

http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Materia/6263/comunicacao-interna-da-vida-as-empresas.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário