segunda-feira, 19 de abril de 2010

Introdução aos veículos de comunicação interna


"tudo o que deliberadamente transmite ou
conduz comunicações pode ser considerado um veículo de comunicação".
(Andrade, 1983, p.117)

Entre os diversos veículos de comunicação, há os veículos de comunicação de massa e de comunicação dirgida. Os veículos de comunicação dirigida visam comunicar um determinado e selecionado público, sendo estes os mais apropriados para uma boa comunicação com o público interno.

Os principais objetivos desse veículos são comunicar e informar, integrar a empresa com o público interno e o público interno entre si, demonstrar aos funcionários os trabalhos desenvolvidos pela organização e a parte que lhes cabe nas conquistas, promover o esforço conjunto para o crescimento e desenvolvimento da organização e fazer com que o público interno compreenda e auxilie os objetivos e metas da empresa para participar de seu processo produtivo.

Considerando que o público interno é o maior embaixador da marca e um porta-voz da organização, ele deve ser tratado com grande importância e prioridade. A empresa precisa concentrar seus esforçoes em passar a informação em "primeira mão" evitando a rádio peão e deixando os atualizados de tudo que está acontecendo ao redor.

Os principais veículos de comunicação interna utilizados são: caixa de sugestões, conversas informais, correspondência, eventos, house organ, Internet,
Intranet, mala direta, manuais, murais, newsletters, relatórios, reunião e telefone. Estes quando usados adequadamente e de maneira eficaz, atingem os objetivos principais da comunição interna. Nos aprofundaremos em cada um neles e em sua importância ao longo desse ano, por meio de teoria e análise de cases.
Escrito por Agência Viva Voz.

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